Durante o Renascimento, observamos que a troca de
conhecimento não possibilitou somente o desenvolvimento de novas formas de
arte. De fato, uma considerável parcela dos nomes dessa época esteve envolvida
no desenvolvimento de estudos relacionados ao homem e à natureza. Podemos assim
ver, que esse período também fora marcado por um “renascimento científico”,
onde vários campos do conhecimento como a astronomia, a matemática, a física e
a medicina avançaram.
Em geral, os cientistas dessa época organizavam suas
pesquisas através de observações e experimentos capazes de suscitarem novas
questões científicas e elaborar outras formas de conhecimento. Historicamente,
essa nova atitude com relação ao mundo estabelecia um grande marco na produção
do saber. Afinal, através da razão, os homens desse tempo rompiam com o
monopólio de conhecimento exercido pela Igreja ao longo da Idade Média.
Na astronomia, a comprovação da teoria
heliocêntrica, onde a Terra girava em torno do Sol, estabelecia a quebra da
antiga concepção geocêntrica que defendia que o Sol girava em torno da Terra. O
primeiro a estipular essa nova tese foi Nicolau Copérnico (1473 - 1543), que
passou vários anos atuando como professor na cidade italiana de Pádua. Logo
depois, Galileu Galilei (1564 – 1642) comprovou essa teoria através de cálculos
e do uso de um telescópio desenvolvido por ele mesmo.
Aclamado como um dos pais da Física Moderna,
Galileu também foi de grande importância para a realização de estudos que
fundamentaram a lei da queda dos corpos. Ainda com relação à Física, não
podemos deixar de fazer a devida menção a Leonardo da Vinci. Considerado um dos
maiores nomes da Renascença, esse estudioso italiano contribuiu nesse campo com
a realização de experimentos relacionados à hidráulica e à hidrostática.
De forma geral, observamos que os vários estudiosos
da Renascença foram de suma importância para que a obtenção de conhecimento
fosse modificada. Ao invés de contemplar e aceitar os fenômenos naturais
enquanto manifestação da natureza divina, os homens dessa época acreditaram que
o experimento e o uso de argumentos racionais pudessem revelar as “engrenagens”
que movimentavam o mundo à sua volta.
Fonte:
http://www.brasilescola.com/historiag/renascimento-cientifico.htm
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