segunda-feira, 20 de maio de 2013


Feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações entre os servos e os senhores feudais. O feudalismo tem suas origens na decadência do Império Romano, e predominou na Europa durante a Idade Média.
Com a decadência do Império Romano e as invasões bárbaras, os nobres romanos começaram a se afastar das cidades levando consigo camponeses, e já na Idade Média, com vários povos bárbaros dominando a Europa Medieval, e com as reformas culturais ocorridas nesse meio-tempo, começou a surgir uma nova organização econômica e política: o feudalismo.
O feudalismo tinha como papel principal os senhores feudais, que possuíam terras, porque o rei lhas dava. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e, em troca, recebiam o direito a um pedaço de terra para morar, além da proteção contra ataques dos bárbaros. Quando os servos iam tinham que passar pelas propriedades dos senhores feudais tinham que pagar um pedágio, exceto quando para lá se dirigiam a fim de cuidar das terras do Senhor Feudal.
As principas características do feudalismo são o poder descentralizado, a economia era baseada na agricultura de subsistência, trabalho servil e economia amonetária e sem comércio, onde predomina a troca. 


Achamos interessante postar esse texto sobre o Feudalismo, pois ele explica bem sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário