quinta-feira, 16 de maio de 2013

Feudalismo - Funções das classes e outras características



Pirâmide Social do FeudalismoA nobreza era a dona de todas as terras e ficava responsável pela arrecadação dos impostos, o clero tinha suas funções relacionadas à religião e também arrecadava o dízimo e os camponeses e artesãos trabalhavam muito para conseguir pagar os impostos, já que as taxas eram muitas.
A corvéia, por exemplo, era um trabalho realizado de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal, a talha era um tipo de imposto em que os camponeses eram obrigados a dar a metade da produção para os senhores e a banalidade, onde para usar o forno e o moinho também era necessário pagar.
Nessa época a Igreja exercia um grande controle no modo de pensar e de viver das pessoas, tinha um grande poder econômico e todos deviam colaborar com o dízimo. Somente os filhos dos nobres tinham o acesso a educação, que tinha muitas influencias da religião.
Outra coisa bastante comum nesse período era as guerras, que aconteciam para que um feudo conseguisse ter poder sobre os outros, os cavaleiros eram treinados desde cedo e deviam ter toda a coragem para defender seu feudo e os castelos onde os nobres viviam.
O sistema do feudalismo se extinguiu devido ao grande enfraquecimento com o surgimento do capitalismo, o renascimento comercial e o surgimento das cidades que levou a um grande êxodo rural e ao fim dos feudos.


Sobre o Feudalismo, esse texto explica detalhadamente sobre as funções das três classes da piramide social do feudalismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário